NOSSOS PROJETOS:
O Cineclube Rota dos Parques é um projeto cultural voltado para a promoção da educação socioambiental nas escolas e nos pontos de cultura diversos.
O objetivo principal é o de levar a mensagem da preservação e respeito à biodiversidade, por meio da estética do cinema, ao maior número de pessoas possível e também: estimular os conhecimentos sobre a cultura audiovisual, valorizar as produções locais e nacionais de cunho ambiental e proporcionar a experiência coletiva, oportunizando novas amizades e o entretenimento.
Além disso, o Cineclube Rota dos Parques vem somar aos esforços da Educação tendendo a um dos requisitos da Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394, de 1996 que, em seu artigo 32, assevera que o Ensino Fundamental terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante a compreensão do ambiente natural e também um pré requisito da Lei Federal 13.006/2014, que estabelece a exibição obrigatória de filmes de produção nacional.
Além das exibições, o Cineclube Rota dos Parques também promove oficinas de formação em cultura cineclubista e de produção de vídeos. Acompanhe nosso calendário e participe! Você pode conhecer mais sobre as exibições do Cineclube através dos nossos posts publicados aqui no blog ou através do nosso feed de notícias no instagram. Em breve teremos mais novidades e novos projetos. Acompanhe-nos!
O "Na Rota dos Parques" é um projeto cultural voltado para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental I e II, que consiste em passeios pedagógicos nos parques urbanos e nas unidades de conservação na modalidade extra-classe.
Com a oportunidade de desfrutar de um espaço natural preservado para complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula, o projeto quer ainda promover: ampliação dos conhecimentos acerca das questões ambientais e da biodiversidade local; ações de melhoria da
qualidade de vida de todos; despertar a importância da preservação e conservação; estimular a integração do adolescente e jovem com o meio a fim contribuir para o seu melhor rendimento escolar por meio de atividades socioambiental-educativas lúdicas e de excelente rendimento.
Que tal levar a turminha para uma aula de campo recheada de alegrias e novosconhecimentos? Entre em contato e saiba como: rotadosparques@gmail.com
O projeto “Na Trilha dos Parques”, em sua primeira edição “Redescobrindo o Itabira” quer, por meio de um vídeo documentário que trará a história, cultura, condições socioambientais do Parque Natural Municipal do Itabira, localizado em Cachoeiro de Itapemirim/ES, contribuir para o aumento da disponibilidade de informação deste local, almejando a construção de sociedade mais
conectada à sua própria história e mais partícipe das questões que envolvem a preservação e conservação desses ambientes.
O distanciamento do homem com a sua própria história, bem como com o seu patrimônio natural e construído além ausência de registro histórico, configuram-se como as principais justificativas para a proposta de elaborar este documento em audiovisual. A presente proposta tem como objetivo principal o de valorizar a história local, dar mais visibilidade a estes espaços preservados, com enfoque às manifestações culturais de suas comunidades e o impacto socioambiental ali gerado.
O projeto “Natureza Fractal da Mata Atlântica” é um projeto fotográfico que traz, por meio de belas imagens deste importante bioma brasileiro, evocando a beleza dos fractais. Embora os conceitos da geometria fractal tenha sido largamente explorados diretamente nos campos da matemática e, mais recentemente da computação gráfica, a presente proposta quer difundir os fractais encontrados na natureza.
O projeto quer despertar uma maior aproximação a este importantíssimo bioma por meio de fotografias artísticas da beleza dos fractais captados em algumas espécies do meio ambiente (animais e plantas). Essas fotografias são produzidas pela equipe do Instituto e poderão ser expostas em vários locais.
Quer levar o acervo para o seu espaço? Entre em contato e saiba como:rotadosparques@gmail.com.
Fotógrafa: Thays Bahiense
Fotógrafa: Thays Bahiense
Fotógrafa: Thays Bahiense
Fotógrafa: Thays Bahiense
O projeto “Natureza Itinerante – Museu de Arte Ambiental”, cujo foco é a promoção cultural e da cidadania socioambiental por meio das artes plásticas, é uma proposta real de democratização cultural na medida em que oferece o acesso à cultura de maneira responsável, gerando a oportunidade de contato com a arte e com os conceitos de preservação ambiental, além de apoderar comunidades diversas, em especial as crianças e adolescentes, de senso cognitivo para integrar um novo olhar ao seu modo de ver e perceber o mundo.
Esta iniciativa poderá ser levada para cidades, independentemente do tamanho e público e poderá ser adequado conforme contexto local. Entre em contato e leve este acervo para o seu espaço: rotadosparques@gmail.com.
O Ecoletras é um projeto itinerante de incentivo à leitura de livros infanto-juvenis e com temática socioambiental e ecológica direcionado aos alunos de escolas públicas da área urbana e rural.
Esta iniciativa tem como objetivo principal o de fortalecer as ações de Educação Ambiental nas escolas, atuando como centro dispersor de ideias e como um ponto de incentivo cultural para comunicar e promover conhecimentos sobre o social e o meio ambiente, acentuando devidamente as atividades práticas e as experiências pessoais.